quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MAIS SOBRE PARTO!


Antes de entrar no mundo materno, pensava que existiam duas formas de nascimento: o parto normal e a cesárea. Depois de muito ler, pesquisar, conversar sobre o assunto, descobri que não é tão simples assim.
Vejam as variações entre parto vaginal e cesária:
PARTOS VAGINAIS

PARTO NATURAL: sem intervenção, seja por que motivo for: não deu tempo de chegar ao hospital, chegou na maternidade pública e não foi atendida, estava sozinha na selva ou quis parir sozinha mesmo.

PARTO NATURAL HUMANIZADO: parto sem intervenções ou apenas intervenções não-invasivas. Pode ser domiciliar ou hospitalar, acompanhado por obstetra ou parteira.

PARTO NORMAL HUMANIZADO: parto com intervenções necessárias, em que os procedimentos são informados e mesmo submetidos à avaliação também da parturiente, realizado em hospital. No Brasil, há exigência de médico, em vários países, o médico é chamado apenas quando necessário procedimento invasivo, caso contrário pode ser acompanhado por parteira (enfermeira obstetriz, midiwife).

PARTO NORMAL TRADICIONAL: são utilizadas intervenções e procedimentos de rotina, seguindo protocolos de atendimento burocráticos, sem um olhar individualizado para aquele parto, avaliando e realizando apenas as intervenções necessárias. Realizado em hospital, por equipe médica e de enfermagem.

PARTO NORMAL FRANK: parto normal tradicional, com doses de sadismo, como comentários do tipo: na hora de fazer você gostou, não foi? Não queria parto normal? agora aguenta! E procedimentos como episiotomias gigantes, anestesias em doses cavalares, demora no atendimento, demora ou não permissão de entrada de acompanhante de escolha da parturiente, etc. Realizado em hospital, por equipe de médicos e enfermagem.

CIRURGIA - sempre realizada em hospital

CESÁREA DE EMERGÊNCIA HUMANIZADA: realizada quando, durante o trabalho de parto, existe uma ocorrência inviabilizando o parto vaginal. Todos o processo que leva à escolha da cirurgia são informados à parturiente, que pode inclusive opinar. Durante a cirurgia, busca-se manter um clima digno e respeitoso do nascimento.

CESÁREA NECESSÁRIA AGENDADA: quando existe um risco que inviabiliza o trabalho de parto detectado durante o pré-natal, como placenta prévia total.

CESÁREA DE "EMERGÊNCIA" POR OPÇÃO: quando a mulher entra em trabalho de parto, mas já desejava a cesárea, sendo feita a cirurgia mesmo sem necessidade.

CESÁREA DE "EMERGÊNCIA" POR ENGANAÇÃO: quando a equipe médica dá falsos motivos ou tem pouca capacitação para acompanhar o trabalho de parto, alegando motivos irreais ou discutíveis para indicação da cirurgia.

CESÁREA ELETIVA POR OPÇÃO: quando mulher e médico desejam a cesárea e agendam a cirurgia por escolha, sem qualquer necessidade médica.

CESÁREA ELETIVA POR ENGANAÇÃO: quando a cesárea é agendada pelo médico, alegando motivos irreais ou discutíveis para indicação da cirurgia, aproveitando-se da posição que ocupa na relação de poder médico x paciente.

O mundo grávido não é tão simples quanto pensamos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário