quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SOBRE PARTO!

 
     É engraçado como todo um novo universo se descorti-na quando experimentamos uma situação nova na vida... Sempre tive aflição de pensar em parto. Uma vez vi um vídeo da cesária da minha prima, não sei como não desmaiei! A partir de então aquelas imagens nunca saíram da minha cabeça...e povoa/aterroriza até hoje toda a minha imaginaçào fértil!! Mas o sonho e o desejo pela maternidade sempre acaba vencendo o bicho feio chamado medo.
    Agora não tenho mais como fugir da situação, pois se Deus quiser vou passar por ela! Na minha primeira consulta de pré-natal disse o dr. que queria muito parto normal e se não houvesse jeito poderia ser cesária (mal sabia eu tudo o que envolvia os dois).. ele concordou e disse que diante de qualquer empecilho do plano 1 (normal) faríamos o plano 2 (cesária). Mas aí, como toda mãe interessada, você começa a perguntar daqui e dali, pesquisar isso e aquilo e começa a perceber o que vem acontecendo.
    O fato é que, como todos os mecanismos que envolvem o controle do tempo, tipico da contemporaneidade, e também de toda a sede que temos em ter o controle de todas as situações, muitos dizem: porque não estender esse desejo à outra áreas da vida, inclusive o nascimento? "É muito mais seguro para o bebê!". É só olharmos para os índices de cesária nos hospitais que atendem a planos de saúde: 87%. Como assim??? Esse número é muito acima do recomendado pela OMS que seria de 15%. Então algo está errado!! Os partos tem sido vistos como um mero porcedimento pela grande maioria dos médicos cesaristas...claro, prático pra eles nào? Marca-se a data, tudo programado, corta daqui e dali, nasce, tudo feito, tudo rápido, não precisam ficar esperando o trabalho de parto e muito menos a hora imposta pelo bebê! Mas muitos se esquecem que a cesária não deixa de ser um procedimento cirúrgico cheio de riscos..(infecção hospitalar, recuperação dolorosa..), que deveria ser feita em último caso. O pior é que muitas mulheres, sem saber, se tornam vítimas desse sistema...foi detectado um cordão em volta do pescoço: cesárea! Passou de 40 semanas: cesária! E a lista vai longe.... Não desrespeito as mães que optam pela cesária, cada um entende de si e tem suas razões para optar....mas as vítimas do sistema, essas sim... passam por tudo sem saber quais seriam suas reais possibilidades.. Claro que faltam médicos preparados para encarar os desafios de um parto natural, pois o procedimento cirúrgico está, a muito tempo, incrustado em suas práticas...
     Mas o movimento em prol das mulheres, do seu direito de escolha a um parto natural desmistificado (é pq a dor do parto é algo monstruoso, como dizem.. e para fugir dele, muitas preferem a dor do pós-parto), tem sido retomado em vários cantos.. Em Belo Horizonte exite um grupo que tem essa visão e oferece cursos e palestras sobre os assuntos que envolvem a gravidez que se chama Núcleo Bem Nascer. Infelizmente não estou em BH para ser acompanhada por um de seus profissionais...Mas aqui em SP existe o GAMA - Grupo de Apoio a Maternidade Ativa, que tem a mesma visão...no site deles encontrei um vídeo maravilhoso e emocionante sobre o parto natural humanizado cujo link estou postando aqui, espero que gostem!!


   Toda mãe deve saber sobre os seus direitos no parto...e fazer a escolha que melhor atender a ela e ao seu bebê!

Um comentário:

  1. PARABENS CAROL. CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO O QUE DISSE AQUI.
    AS PESSOAS ESQUECEM QUE: QUEM DETERMINA TUDO EM UM PARTO É O NENEM QUE NAQUELA HORA ESTA "LUTANDO, VENCENDO BARREIRAS" PRA CHEGAR AO MUNDO. A DECISÃO DEVERIA SER SOMENTE DELE. MUITOS NAO RESPEITAM, E OS FAZEM CHEGAR POR INTERMEDIO DE UM ATO CIRURGICO, MUITAS VEZES DESNECESSARIOS.
    APENAS POR "COMODIDADE, MEDO......"

    ResponderExcluir